A Litoterapia é uma técnica terapêutica que faz uso de minerais sólidos em seus tratamentos.
Entretanto, diferentemente da Cristaloterapia, a Litoterapia pode fazer uso de qualquer tipo de rocha natural...
Normalmente, para o tratamento terapêutico, utilizam-se os seixos, que são rochas mais polidas encontradas à beira dos rios.
De preferência, a pedra deve conter um formato arredondado ou geoide, com granulação e coloração específica, para cada tipo de técnica utilizada.
O peso da pedra, ou seja, a massa (matéria) só é verificável por conta do ponto de aplicação. Nesse caso, pedras muito pesadas são descartadas.
Outra questão a ser observada é o procedimento que cada técnica utiliza. Por exemplo, existem técnicas que fazem uso, especificamente, de rochas vulcânicas ou basálticas.
Na técnica, as pedras podem ser resfriadas ou aquecidas, ou ainda, envoltas em substâncias oleaginosas, antes da aplicação nos pontos básicos de tratamento.
Algumas técnicas de Massoterapia utilizam as pedras como material de apoio, pressionando os pontos de reflexão com as mesmas...
Outras técnicas de Litoterapia utilizam as pedras coloridas (com ou sem polimento) nos atendimentos, associando a Cromoterapia ou outros recursos.
Além da utilização terapêutica na Litoterapia, os seixos também podem ser utilizados na Arteterapia...
Sugestão de material para leitura e pesquisa:
-> Rochas
-> Basalto