Em Educação Física, nos Esportes ou na Moda analisam-se os biotipos pela aparência física de uma pessoa.
Dessa forma, é possível criar um treino padrão dentro da Academia ou construir uma dieta alimentar adequada em Nutrição ou, ainda, confeccionar a roupa ideal na Moda.
Na prática de esportes a classificação adotada pelo instrutor é de: Ectomorfo, Mesomorfo e Endomorfo.
O indivíduo Ectomorfo é naturalmente magro, com baixo percentual de gordura... Possui uma estrutura óssea estreita, ombros curtos e cintura fina. Por isso, tem dificuldade em ganhar peso, quer seja em massa muscular ou em gordura.
O biotipo Mesomorfo ganha e perde peso com facilidade. Dessa forma, pode mudar sua características físicas com facilidade. Seu corpo possui estrutura óssea considerada ideal, tem os ombros e a caixa torácica "largos", com cintura estreita...
O indivíduo classificado como Endomorfo possui muita facilidade em ganhar peso. Tanto a cintura, quanto a caixa torácica, bem como os ombros, costumam ser largos... Para esse biotipo, perder peso costuma ser um problema.
Com relação a Biotipologia, as mulheres possuem grandes diferenças proporcionais em sua aparência genética, tanto fisicamente, quanto emocionalmente.
Por isso, os Estudos Científicos criaram diferentes classificações para elas, seja na Moda, em Educação Física ou em outras modalidades...
Na Moda e no Comércio de roupas em geral, as mulheres podem obter algumas classificações, como: maçã, pera, ampulheta, morango e alongado.
Ou ainda, podem possuir o formato do corpo análogo a um: triângulo normal, triângulo invertido, retângulo, ampulheta, losango, oval e arredondado.
Em Homeopatia, temos as Mulheres: Carbônicas, Sulfúricas, Fosfóricas e Fluóricas. Nesse caso, as definições estão relacionados aos nutrientes e à constituição física.
As Mulheres Carbônicas são baixinhas, com facilidade para engordar... Podem desenvolver miomas, artroses, fibromialgia e doenças do coração.
As Mulheres Sulfúricas possuem estatura mediana e apresentam predisposição para doenças cardiovasculares e respiratórias.
As Mulheres Fosfóricas tem um corpo mais alto e magro. Elas são mais suscetíveis a desenvolver osteoporose, hipertireoidismo e problemas relacionados ao sono.
As Mulheres Fluóricas possuem grande capacidade de alongamento, com corpo e face assimétricos. Elas podem sofrer de patologias bucais, ósseos, com sintomas relacionados ao climatério (menopausa).
Para a Medicina Moderna, Fisiologia e Endocrinologia, as mulheres podem ter a dominância genética de uma das glândulas do corpo: pituitária, tireoide, adrenal ou gonadal.
Enfim, independente do seu Biotipo Físico, o mais importante, em primeiro lugar, é a aceitação, em segundo, é a saúde. Pois, independente de ser um atleta ou uma pessoa comum, o importante é se cuidar!
Portanto, se reconheça, se aceite, se cuide e, acima de tudo, se ame... Viva bem!
-> Biotipos e suas características.
-> Biologia feminina e menopausa.
-> Biotipo e suas características individuais...
-> O estudo dos biotipos através da modelagem plana.pdf