Elas também são chamadas de Nereidas, Ninfas das Águas ou Ondinas e habitam vários Reinos Aquáticos.
O que lhes entristece é a destruição daquilo que elas preservam... Então, somente nesse momento, é que podemos vê-las zangadas.
Ninfas são consideradas como "semi-deusas", enquanto as Ondinas são tidas como "elementais". A sua existência é muito antiga e remonta à época dos Deuses do Olimpo.
Elas são a personificação da feminilidade e da criatividade da Mãe Natureza. Elas estão sempre alegres, cantantes e vibrantes.As Nereidas eram filhas de Nereu e Dóris que, segundo os Mitos, possuíam cem filhas... De acordo com as Lendas, as Ninfas (Nereidas) habitavam o Mar Egeu.
Nereu, o pai das Nereidas, era um Deus Marinho, mais antigo que o próprio Netuno. Nereu era descrito como um velho pacato, justo, benévolo e sábio. Ele representa a serenidade do mar...
Dóris, a mãe das Nereidas, era filha de Oceano e Tétis (uma Oceânide do Mar mais profundo).
As Nereidas eram veneradas como Ninfas do Mar: gentis, generosas e sempre dispostas a ajudar os marinheiros em perigo.
Devido a sua beleza, as Nereidas costumavam despertar paixões e dominar os corações dos homens.
As Nereidas são representadas com longos cabelos, entrelaçados com pérolas, navegam sobre golfinhos e cavalos-marinhos e trazem à mão um Tridente. Estão sempre coroadas e podem se transformar em mulheres ou em sereias.
Algumas Sereias citadas na literatura clássica são:
- Pisinoe: que controla a mente humana;
- Thelxiepia: uma cantora que enfeitiça que a ouve;
- Ligeia: que possui uma doce sonoridade ao falar;
- Leucosia e Parténope: excelentes nadadoras e desbravadoras dos oceanos.
Existem também os Seres Masculinos dessa categoria, chamado de Tritões. Mas, segundo a Mitologia Grega, existiu apenas um Tritão, filho de Poseidon e Anfitrite.
Ele é considerado um "deus" e comanda todos os Mares. Existem muitas histórias e filmes sobre esse Tritão...
Em todos os países existem Lendas, contos ou narrativas sobre esses Seres Mitológicos. Suas histórias surgiram primeiro na Grécia e Itália, por serem os países mais antigos e que dominavam a cultura da época.
Mas, na África também existem histórias diversas sobre as "Mães d'Água", como Iemanjá (do mar) e Oxum (do rio). No Brasil, o Culto Africano influenciou a crença nessa mitologia...
Iemanjá ganhou força e destaque na crendice popular, sendo sincretizada com Nossa Senhora dos Navegantes. Oxum também se destacou e foi sincretizada com Nossa Senhora Aparecida.
Assim, como a Lenda da Mãe d'Água (ou Iara) que se fortaleceu cada vez mais...
Todas as Sereias, Ninfas, Sirenas ou Nereidas, são retratadas como seres de rara beleza, forte personalidade e imenso respeito à Natureza.
Segundo as Lendas, existem apenas duas maneiras de derrotar uma sereia ao ouvir seu canto:
- cantando melhor do que ela...
- ou fechando bem os ouvidos com cera de abelha.
Era assim que os Marinheiros venciam as tentações do canto das sereias, quando viajavam pelos Sete Mares.
Em 1917, Franz Kafka escreveu o "Silêncio das Sereias", onde escreveu: "As sereias, porém, possuem uma arma mais terrível que seu canto: o seu silêncio."
Apesar das histórias retratarem Sereias e Ninfas no aspecto feminino da concepção, existem imagens diversas de Tritões...
Pra finalizar, resta dizer que: Aquele que conseguir visualizar ou contactar um desses Seres, deve considerar-se um privilegiado!
Os Australianos também possuem suas Lendas sobre esses Seres Mitológicos. Por conta disso, escreveram muitas histórias e criaram diversos filmes, que são conhecidos no Mundo inteiro.