As três civilizações mesoamericanas levantaram muitas questões pela evolução que alcançaram em diversas áreas.
Eles contribuíram tanto na escrita, quanto na matemática. Auxiliaram na agricultura, no artesanato e em outros setores. Ergueram Pirâmides, Templos e Palácios... Perpetuando, assim, um incrível legado arquitetônico!
Mesmo com total isolamento de outras civilizações do mundo, os Maias, os Incas e os Astecas conseguiram se sobressair de inúmeras maneiras... Eles progrediram de todas as formas, demonstrando um grande avanço científico e tecnológico!
O Povo Maia habitou a região das Florestas Tropicais, onde hoje localiza-se a Guatemala, as Honduras e a Península de Yucatán (na região sul do México).
Os Maias marcaram sua existência entre o século X a.C. e X d.C. Em quase 2 mil anos de existência, eles realizaram muitas descobertas... E ainda deixaram muitos enigmas e achados arqueológicos de valor imensurável!
Eles elaboraram um eficiente e complexo calendário que estabelece com exatidão os 365 dias do ano... Registravam acontecimentos, datas específicas, contagem de impostos e colheitas, guerras e outros dados importantes.
Matematicamente desenvolvidos, os Maias usaram uma escrita baseada em símbolos e desenhos (hieróglifos).
A religião Maia era politeísta. Eles acreditavam em vários deuses ligados à Natureza, aos quais faziam ofertas constantemente...
A zona urbana era habitada apenas pelos nobres (família real), sacerdotes (responsáveis pelos cultos e conhecimentos), chefes militares e administradores do império (cobradores de impostos).
Os camponeses, que formavam a base da sociedade, artesões e trabalhadores urbanos faziam parte das camadas menos privilegiadas e tinham que pagar altos impostos.
A base da economia do Povo Maia era a agricultura. Principalmente, o cultivo de milho, feijão e tubérculos. Para um cultivo eficiente, eles aplicavam técnicas de irrigação avançada.
A troca de produtos era comum entre os moradores do reino... Eles também praticavam o comércio de mercadorias com os povos vizinhos, próximos aos arredores do Império.
Entre os séculos IX e X, os Toltecas invadiram diversas regiões e dominaram a Civilização Maia. Infelizmente, porque os mesmos não possuíam um Império unificado e direcionado.
Os Incas viveram na região da Cordilheira dos Andes (América do Sul), onde hoje se localizam os países de: Peru, Bolívia, Chile e Equador. Eles fundaram no século XIII a capital do Império: Cuzco. No entanto, foram dominados pelos espanhóis em 1532.
A sociedade Inca era hierarquizada e formada por: nobres (governantes, chefes militares, juízes e sacerdotes), classe média (funcionários públicos e trabalhadores especializados) e a classe baixa (artesãos e os camponeses).
A última camada social pagava altos tributos ao rei, em mercadorias ou com trabalhos em obras públicas. O imperador conhecido por Sapa Inca era considerado como um "deus" na Terra.
A cidade de Machu Picchu foi descoberta somente em 1911 e revelou toda a eficiência de uma estrutura urbana bem organizada e hierarquizada.
Na arquitetura, os Incas desenvolveram várias construções utilizando enormes blocos de pedras encaixadas. Com essa técnica construíram: templos, casas e palácios.
A religião tinha como principal deus o próprio Sol (Inti). Mas, cultuavam alguns animais considerados sagrados como: o condor e o jaguar. Acreditavam num Criador antepassado chamado Viracocha - o Criador de Tudo.
Os Incas domesticaram a "lhama", a qual utilizavam como meio de transporte. Dela retiravam a lã e usavam a carne e o leite no consumo. Mas, também criavam alpacas e vicunhas.
A agricultura era extremamente desenvolvida. Plantavam e colhiam feijão, milho (alimento sagrado) e batata. Construíram canais de irrigação, desviando o curso dos rios para as aldeias... E também cultivavam nos chamados terraços (degraus formados nas encostas das montanhas).
No artesanato, a arte Inca destacou-se pela qualidade dos objetos de ouro e de prata, pelos tecidos e pelas joias. Além disso, sabiam trabalhar a fiação diversificada e o uso de tintas em materiais diversos.
Os Incas criaram um eficiente sistema de contagem: o quipo - que consistia num instrumento feito de cordões coloridos, onde cada cor representava uma contagem. Com o quipo, eles registravam e somavam as colheitas, os habitantes e os impostos. No entanto, mesmo com todo esse desenvolvimento matemático, eles não desenvolveram um sistema de escrita...
Os Astecas habitaram a região do atual México, entre os séculos XIV e XVI. Fundaram a cidade de Tenochtitlán (atual Cidade do México), no século XIV - numa região de pântanos, próxima do lago Texcoco.
Os Astecas eram hierarquizados, comandados por um único Imperador. A sociedade era formada por sacerdotes e chefes militares. Os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos compunham grande parte da população.
A camada mais baixa da sociedade era obrigada a exercer um trabalho compulsório para o imperador, quando este os convocava para trabalhos em obras públicas (canais de irrigação, estradas, templos, pirâmides).
Por ser um povo guerreiro, os Astecas em geral, gostavam de lutar... Eles respeitavam e tratavam com imensa honra o Chefe do Exército.
Durante o governo do imperador Montezuma II (início do século XVI), o Império Asteca chegou a ser formado por, aproximadamente, 500 cidades. E todas pagavam altos impostos para o imperador!
Em 1519, com as invasões espanholas, os Astecas foram dominados e perderam grande parte de seus objetos de ouro. Depois, forma forçados a trabalhar como escravos nas minas da região.
Os Astecas desenvolveram muitas técnicas agrícolas, construindo obras de drenagem e as chinampas (ilhas de cultivo), onde plantavam e colhiam milho, pimenta, tomate, cacau, entre outras culturas. As sementes de cacau, eram usadas como moedas de troca.
O artesanato era riquíssimo, destacando-se a confecção de tecidos, objetos de ouro e prata, entre outros artigos com pinturas detalhadas.
A religião Asteca era politeísta, pois cultuavam vários deuses da Natureza: Sol, Lua, Chuva, Trovão... No entanto, possuíam uma especial predileção por Quetzalcoat, representado por uma "Serpente Emplumada". Ele era considerado o deus da Criação, do Vento e da Aprendizagem.
O calendário maia foi utilizado com modificações pelos Astecas. Eles desenvolveram diversos conceitos matemáticos e de astronomia. A escrita Asteca era representada por desenhos e símbolos.
Na arquitetura, construíram enormes pirâmides, as quais eram utilizadas para cultos religiosos e sacrifícios diversos. Estes, eram realizados em datas específicas, em homenagem aos deuses... Os Astecas acreditavam que os sacrifícios poderiam deixar os deuses mais calmos e felizes.
Todas essas Civilizações contribuíram enormemente para o desenvolvimento das Américas. O legado que eles deixaram em diversas áreas, propiciou aos futuros habitantes, reconhecer inúmeros benefícios.