A Ozonioterapia, Ozonoterapia ou Terapia do Ozônio é uma técnica utilizada na Medicina Alternativa, e que consiste na aplicação de ozônio no corpo do paciente.
O Ozônio é um gás presente naturalmente na Atmosfera Terrestre, com a função de filtrar os raios ultravioletas do Sol.
O Gás Ozônio forma-se bioquimicamente na Atmosfera, criando uma camada de proteção em torno da Terra.
A Camada de Ozônio está presente na Estratosfera, a segunda camada da Atmosfera Terrestre.
A Atmosfera Terrestre é composta pelos seguintes gases: Nitrogênio (78%) , Oxigênio ( 20,8 %), Argônio (0,93%), Gás Carbônico (0,039%) e outros gases (neônio, metano, hidrogênio, ozônio e hélio).
Durante o processo de respiração, todos os gases da Atmosfera penetram no organismo, inclusive o Oxigênio (O2).
No metabolismo respiratório, o Oxigênio permanece no organismo e os demais gases são eliminados (expirados).
Nós não vemos o Oxigênio porque ele é um gás inodoro, incolor e insípido... E além disso, é comburente, incombustível e pouco solúvel em água.
Só explicando: comburente é todo elemento que auxilia na combustão de outras substâncias; incombustível significa que ele não entra em combustão sozinho.
O Oxigênio Natural é um gás diatômico (dioxigênio), composto por 2 átomos (O2)... Já o Ozônio é um gás triatômico (trioxigênio), composto por 3 átomos de Oxigênio (O3).
Quer dizer, tanto o Oxigênio da Atmosfera, quanto o Gás Ozônio, são substâncias diferentes compostas pelo mesmo elemento químico (O), ou seja, eles são alótropos.
Devido a essa composição alotrópica, o Ozônio é empregado como tratamento terapêutico. Para essa finalidade, utiliza-se o Ozônio Medicinal.
A aplicação do Ozônio Medicinal permite melhorar a síntese metabólica do organismo, possibilitando o aumento da oxigenação e acelerando o processo de cura.
Enfim, a Terapia do Ozônio está sendo usada em diversos procedimentos de cicatrização e no combate à inúmeras doenças crônicas.
Sugestão de conteúdo para leitura:
-> Ozônio
-> Oxigênio