Além dos Primeiros Monstros Primordiais, outros Monstros marcaram a Proto-história existencial do Planeta e causaram grande terror à Humanidade!
Os Proto-deuses da História Planetária, reconhecidos como Titãs, além de gerarem os Deuses Primordiais, geraram também os Primeiros Monstros da Humanidade.
Contudo, é difícil imaginar que "Monstros" eram Deuses... Mas, a verdade é que entre os Primeiros Deuses, havia Beleza e Monstruosidade ao mesmo tempo!
Se por um lado haviam Deuses Radiantes, com Poderes Colossais e cheios de Benevolência, por outro lado, haviam os Deuses Desfigurados, Deformados e Poderosos!
Muita gente desconhece essa parte da História, porque os Deuses Monstruosos foram nomeados apenas de Criaturas ou Seres Híbridos.
Mas, quem são eles?
- Equidna - considerada filha de Fórcis (Divindade Marinha) e Cetus (Criatura Marinha); e neta de Ponto (Mar) e Gaia (Terra). Esta Deusa tinha a metade do corpo de uma mulher e a outra metade era uma cobra.
- Hidra de Lerna - filho do Titã Tifão e da Deusa Equidna. Esta criatura tinha um corpo de dragão e várias cabeças de serpente.
- Dragão da Cólquida - também filho de Tifão e Equidna, este dragão tinha uma enorme crista e três línguas; mas, sua característica mais marcante é que ele nunca dormia...
- Cerberus - outro filho de Tifão e Equidna. Este cão de três cabeças guardava o Mundo dos Mortos.
- Leão de Nemeia - em algumas versões era considerado como filho de Tifão e Equidna; em outras, era tido como filho de Equidna com um de seus filhos (Ortros: o cão de duas cabeças). Mas, havia uma versão que o considerava filho de Quimera com Cerberus... Sua maior defesa era a pele impenetrável.
- Górgonas - eram três belas irmãs que foram amaldiçoadas (Esteno, Euríale e Medusa). Enquanto Esteno e Euríale eram imortais, Medusa era mortal. Elas eram consideradas como filhas de Fórcis e Ceto.
- Medusa - era uma das Górgonas... Seu olhar transformava qualquer ser ou criatura (instantaneamente) em pedra.
- Caríbdis - era tida como filha de Gaia e Poseidon. Considerada uma Criatura Marinha de grandes poderes, costumava se associar a outra deusa para atormentar os navegantes.
- Cila - considerada filha de Tifão e Equidna, era uma Ninfa que se transformou em Monstro e se associou a Caríbdis para importunar os navegadores.
- Calipso - filha do Titã Oceano e da Titânide Tétis, era uma Ninfa caprichosa e sedutora que aprisionava os homens ou Semideuses e mantinha-os encarcerados em sua morada.
- Sátiros - eram criaturas tendo a metade do corpo humano e a outra metade de um bode. Além da promiscuidade, eram fanfarrões e ébrios. Não há um número exato de Sátiros, mas em alguns manuscritos existem mais de dezoito Sátiros. Quanto a sua origem, alguns escritos dizem que o sangue de Urano ao cair na Terra gerou essas criaturas...
- Quimera - em alguns escritos era considerado um filho de Tifão e Equidna; mas, em outros, era tida como filha do cruzamento entre o Leão de Nemeia e a Hidra de Lerna. Por isso, as suas características eram tão bizarras, tendo: cabeça de leão, cauda de serpente e patas de dragão.
- Quíron - era filho do Titã Cronos com a Ninfa Filira, que era filha do Titã Oceano e da Titânide Tétis. Ele tinha a aparência de um Centauro: metade humano e metade cavalo. Apesar dessa aparência incomum, era considerado bondoso e sábio. Quíron era o pai dos Centauros.
- Centauros - filhos de Quíron, também são seres com metade do corpo humano e a outra metade de um cavalo. Entretanto, diferentemente do pai (Quíron), eram considerados bem animalescos e selvagens!
- Pégasos - era um cavalo alado com poderes especiais... Ele nasceu do sangue de Medusa, após ser decapitada por Perseu.
Alguns Estudiosos da Mitologia incluem Ladão, o Dragão das Hespérides; Ethon, a Águia do Cáucaso e a Esfinge, nessa lista... Inclusive a Cabra Aix.
É possível perceber que entre os Deuses acima, nem todos eram assim tão "monstruosos". Entretanto, como detinham poderes especiais, podiam fazer o que quisessem com as demais criaturas!
Pra finalizar, é preciso lembrar que Tifão, os Gigantes, os Ciclopes, as Erínias e os Hecatônquiros eram antecessores dos Deuses! Portanto, eram muito mais poderosos, porque eram Titãs!
Também se faz necessário abrir uma ressalva: entre os Belos Deuses haviam aqueles que, apesar da aparência Celestial, eram bastante cruéis no trato e no convívio com os demais... Então, isso é bem "monstruoso" também... Como exemplo, podemos citar a Deusa Atena que transformou Medusa em uma Górgona.
Enfim, a crueldade era bem latente naquela época! Por isso, nem dá pra imaginar como era viver naqueles tempos!!!
Além dos Links abaixo, os demais Links estão inseridos no próprio texto acima. Para acessá-los, basta clicar sobre a palavra, no caso, os nomes dos "monstros".