quarta-feira, outubro 02, 2024

OS TITÃS QUE ERAM MONSTROS...

Apenas para relembrar: Os Titãs eram considerados Proto-deuses e deram origem aos Primeiros Deuses da Terra e estes geraram os Semideuses.
A palavra Titã (Titan) deriva do Hebraico Antigo Titus, do Latim Titania e do Grego Titanes. O vocábulo possui inúmeros significados, tais como: "Colossal, Gigantesco, Monstruoso, Descomunal, Extremamente Enorme..."
Os Titãs ostentavam, além do tamanho desproporcional e da força sobrehumana, a capacidade de "guardar" determinados Reinos da Natureza como Protetores.
Após gerar os Proto-deuses Titãs, Gaia gerou também três Ciclopes (Brontes, Estéropes e Arges) e três Hecatônquiros (Kottos, Gyes e Briereu).
O aspecto monstruoso desses filhos, fez com que Urano devolvesse-os ao interior de Gaia, causando-lhe imensa dor!
Inconformada com essa atitude de Urano, Gaia pediu ajuda ao seu filho Cronos, que investiu contra o pai ferindo-o...
Do sangue de Urano que caiu sobre a terra, nasceram os Gigantes, as Erínias e as Melíades. As gotas que respingaram no Mar deram origem a Afrodite: a Deusa da Beleza.
Os Gigantes, eram maiores que seus irmãos e irmãs, e possuíam uma força superior aos demais Titãs. Por isso, era tão difícil contê-los...
Os mais conhecidos eram: Alcioneu, Encélado, Échion e Mimas. Mas, as Obras Mitológicas citam ainda: Athos, Polybotes, Porfírion, Órion, Damásen, Hippolytus, Peribeias, Toas, e Oto e Elfiates (Gêmeos). (Nem todas as Obras citam os nomes verdadeiros dos Gigantes..)
Foi a partir desse momento que o Caos instalou-se na Terra, ou seja, a partir do nascimento dos Titãs "Monstros"...
Em suma, os Titãs já eram proporcionalmente muito maiores que os Seres Humanos... Com isso, a sua hegemonia sobre a Humanidade era inquestionável!
Como se não bastasse a altura descomunal dos Deuses Primordiais, ainda haviam aqueles que, além da altura imensa, tinham uma aparência horrenda e assustadora!
Dessa forma, a Humanidade pereceu por um bom tempo, sob a égide dos Ciclopes, dos Hecatônquiros, dos Gigantes e das Erínias.
As Erínias não eram Gigantes, mas eram aladas, ou seja, podiam voar! Elas eram reconhecidas como "Fúrias", porque perseguiam furiosamente qualquer Mortal ou Ser que se opusesse (mesmo em pensamento) ao Código da época.
Em contrapartida, as Melíades eram Criaturas Encantadas, com aparência de Ninfas das Árvores... Assim Afrodite, uma Bela Deusa das Águas que também "nasceu" do sangue de Urano.
Nesse ponto da Mitologia ocorre uma questão importante: o antagonismo gerado por "Beleza" e "Monstruosidade". Mas, o que beleza e monstruosidade tem em comum? Elas são "forças" antagônicas! Já que beleza simboliza a perfeição e monstruosidade exprime a imperfeição.
Enfim, depois disso, muitos outros Monstros nasceram, do cruzamento de Linhagens indevidas ou da descendência dos próprios Deuses Primordiais.
Consulte mais e melhor esse assunto... Seguem algumas sugestões de conteúdos: