Desde a Antiguidade, os Felinos exercem enorme fascínio sobre os seres humanos, em geral... Tanto que o Felídeo é uma das criaturas mais presentes nos registros históricos de toda a Humanidade.
Para entender melhor, vamos voltar lá atrás, há milhões de anos... No Período Plioceno, antes mesmo da "Era do Gelo", havia o Smilodon spp ou Tigre-dentes-de-sabre. No entanto, depois de algumas glaciações, poucos espécimes sobreviveram...
Existem registros de que o Smilodon ou "Smilodonte" conviveu com o Ser Humano, por um curto período de tempo, em alguns locais do Planeta. Também foram descobertas ossadas do espécime em solo brasileiro, no estado de Minas Gerais.
Depois que o Tigre-dente-de-sabre mostrou toda a sua grandeza, os demais felídeos passaram a ser venerados entre a Realeza de alguns Reinos. Como exemplo, podemos citar os Leões do Velho e do Novo Testamento Bíblico.
No Velho Testamento, a figura do Leão refere-se a uma das Doze Tribos de Israel (Judá) e à toda a sua descendência. Como Jesus era o principal símbolo dessa descendência, o Leão foi utilizado para perseguir os Cristãos na Arenas Romanas, como forma de trocadilho: "Deem os Cristãos aos Leões! Se o Leão é Jesus, Ele deve julgá-los!"
Além do Leão, todos os Felinos ou Felídeos de aparência nobre possuíam seu lugar de destaque entre a Nobreza, como: guepardos, panteras, onças, tigres, linces, leopardos, gatos, entre outros...
A Deusa Bastet, divindade que representa a fertilidade na história do Egito Antigo, foi venerada por milênios no Delta do Nilo. A Civilização Maia também cultuava o deus Jaguar (ou Tepeyollotl). E na China, o tigre sempre foi considerado um símbolo de elevação espiritual...
Para os Xamãs de diversas Tribos Indígenas, os felinos sempre foram considerados animais de poder. Eles fazem parte do Totem Sagrado, porque carregam como símbolo de proteção a Medicina da Cura.
Na Idade Média, os gatos começaram a ser vistos como animais de mau agouro, principalmente, os gatos pretos. Mas, por que os gatos pretos? Porque a cor preta "desaparece" à noite.
Os gatos pretos eram tão perseguidos quanto as "bruxas" e os "feiticeiros". Isso porque eles eram considerados animais sensitivos e fiéis aos seus donos. Então, morriam juntos... e de todas as formas possíveis!
Por conta da extinção, muitas espécies de Felídeos desapareceram da face da Terra. Dessa forma, algumas raças de gatos nunca chegaram a conviver com o homem moderno.
Com o tempo também, ocorreram diversos cruzamentos entre as espécies existentes, e novas raças de gatos surgiram, originando algumas raças de gatos domésticos.
Os gatos pretos eram tão perseguidos quanto as "bruxas" e os "feiticeiros". Isso porque eles eram considerados animais sensitivos e fiéis aos seus donos. Então, morriam juntos... e de todas as formas possíveis!
Atualmente, os gatos exóticos tornaram-se uma companhia inseparável de muitas famílias e passaram a habitar o cotidiano de muitas casas.
De um modo geral, os Bichanos continuam exercendo enorme fascínio sobre o homem, seja um Felino de vida doméstica (ou de estimação) ou um Felídeo de vida selvagem (ou silvestre).
Enfim, os gatos possuem esse poder da "fascinação". Por isso, quando alguém seduz, costumamos dizer: "Ele parece um gato." - ou - "Ela parece uma gata."
-> Raças de Gatos
-> Dentes-de-sabre
-> Bastet - a Deusa Gata.
-> Significado de Leão de Judá.
-> Por que os gatos eram odiados na Europa Medieval?
-> A verdade sobre a frase: " A curiosidade matou o gato".
-> Animais simbólicos - Estudo Perspicaz das Escrituras (Doc).
-> A verdade sobre a frase: " A curiosidade matou o gato".
-> Animais simbólicos - Estudo Perspicaz das Escrituras (Doc).