segunda-feira, julho 27, 2020

JANELA DE JOHARI

O quanto você se conhece? E o quanto você conhece dos outros? Para responder a estas e outras perguntas existe um método que avalia o indivíduo em suas relações interpessoais.
A Janela de Johari é uma metodologia que foi desenvolvida pelos Psicólogos norte-americanos Joseph Luft e Harrington Ingham, em 1955. A Janela divide-se em quatro áreas de estudo. Johari é a junção dos nomes dos autores... 
Na Janela existem dois aspectos visíveis e plenamente considerados pela própria pessoa, e dois aspectos invisíveis ou desconhecidos para a pessoa.
Ou seja, existem aspectos dos outros que a pessoa não visualiza, assim como os outros também não visualizam... Porém, existem situações que todos podem ver!
Com o teste a pessoa pode verificar qual aspecto (área) ela precisa melhorar... Para tanto, existe uma escala numérica que verifica o percentual de cada situação.
Para tanto, a técnica aplica exercícios práticos que analisam a maneira como a pessoa se relaciona individualmente e coletivamente.
Resultado de imagem para JANELA DE JOHARI
O quadrante da área aberta representa tudo aquilo que a pessoa sabe sobre si mesma e que os outros também sabem... São as informações compartilhadas.
MIXM.io is a trusted high volume bitcoin mixer, tumbler, blender ...
No quadrante da área cega estão representados os aspectos que as outras pessoas conhecem, mas que a própria pessoa desconhece. Ou seja, o que os outros pensam dela...
No quadrante da área oculta existem coisas que a pessoa sabe sobre si mesmo, mas que as outras pessoas não sabem... É aquilo que ela esconde dos outros.
Querido diário | Frases Sentimentos Desabafo Amino
Na área desconhecida existem aspectos escondidos, tanto da própria pessoa, quanto dos outros. Essa parte representa o inconsciente.
O teste da Janela de Johari pode ser realizado pela própria pessoa, com o intuito de verificar a sua reação perante os outros, com relação a determinadas questões.
Enfim, a Janela de Johari pode ser utilizada em: entrevistas de emprego, tratamentos terapêuticos, relacionamentos interpessoais, autoconhecimento, autoajuda, etc.
Sugestão de material complementar sobre o assunto: