O estudo sobre a causalidade e a casualidade de eventos, permeia o Estudo da Filosofia desde Aristóteles, Sócrates e Platão.
Para as Ciências Exatas, toda causalidade produz efeito sobre um determinado acontecimento, sistematicamente.
A causalidade pode ser descrita da seguinte forma: "Se você fizer isso, acontecerá aquilo!" Simples assim...
Aplicando a Lei da Probabilidade é possível calcular e verificar a possibilidade de um evento suceder realmente. Ou seja, a causalidade pode ser "prevista" porque pode ser calculada.
Por conta disso, exitem diversas metodologias que visam reconhecer e corrigir os eventos causais na vida de uma pessoa, como o Diagrama Espinha de Peixe, por exemplo...
De acordo com o Método Ishikawa, podemos prever e eliminar determinados acontecimentos causais em qualquer situação.
Os estudiosos sempre observaram os fenômenos da Natureza, na intenção de explicar as consequências de determinadas ocorrências.
Já a casualidade representa aquilo que é impensável, imponderável ou incalculável. Quer dizer, o fato pode ou não ocorrer...Contudo, mesmo que acertar os números da Loteria Federal pareça uma casualidade, através da Lei da Probabilidade é possível calcular os possíveis resultados.
Enfim, seja como for, por mero acaso do destino ou por causa evidente, todos nós estamos aqui vivendo experiências únicas!