Para tratar qualquer distúrbio no organismo, atualmente são utilizados diferentes métodos de cura... No entanto, o consumo de medicamentos ainda é o recurso mais utilizado pela maioria das pessoas, devido à sua acessibilidade.
Cada um dos métodos segue uma metodologia diferente de aplicação, observando os critérios impostos por cada técnica.
Os métodos de cura que se utilizam da ingestão de substâncias são os seguintes: Alopatia, Homeopatia, Fitoterapia e Terapia Floral.
A Alopatia é também conhecida por Heteropatia ou Enantiopatia. Ela segue o princípio "Contraria contrariis curantur" (Contrários são curados por contrários). É o tratamento convencional, utilizando medicamentos cujos efeitos são diferentes dos sintomas apresentados pelas doenças.
A Homeopatia segue o princípio "Similia similibus curantur" (semelhantes são curados por semelhantes). Ou seja, o tratamento se dá a partir da diluição e dinamização da mesma substância que produz o sintoma no indivíduo saudável.
A Fitoterapia (do grego therapeia = tratamento e phyton = vegetal) é o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças.
A Fitoterapia é o método mais utilizado pela população em geral... Enquanto, a Alopatia é o método mais utilizado pela Medicina Tradicional.
Há cerca de 3000 a.C., um dos primeiros estudos Fitoterápicos foi realizado por Cho-Chin-Kei (Imperador da China). Ele descreveu as propriedades do Ginseng e da Cânfora.
No começo do século XX, o Doutor Edward Bach analisou, descreveu e criou 38 Essências Florais, para tratar diferentes doenças da psiquê humana.
No começo do século XX, o Doutor Edward Bach analisou, descreveu e criou 38 Essências Florais, para tratar diferentes doenças da psiquê humana.
Devido às pesquisas que desenvolveu nessa área, Edward Bach é considerado o Pai da Terapia Floral. O Filósofo Galeno (séc.II) recebeu o título de Pai da Alopatia, enquanto o médico Christian Friedrich Samuel Hahnemann (séc.XVIII), tornou-se o Pai da Homeopatia.
Nos últimos anos, novas práticas somaram suas descobertas às demais metodologias. E muitos avanços aconteceram nos demais tratamentos, possibilitando diversas melhorias!