A Teoria dos Quatro Elementos surgiu no século V a.C.. Ela foi formulada pelo Filósofo Empédocles, para explicar a existência da matéria e de tudo o que existe no Universo.
Segundo a Teoria, essa relação existente entre os quatro elementos primordiais, é o que manteria o perfeito funcionamento na Terra.
Um século depois, Aristóteles deu continuidade ao pensamento filosófico de Empédocles, e acrescentou uma ordem aos elementos...
Para ele, a terra seria o centro, com a água ao redor, e o ar envolvendo a terra e a água e, por último, e acima de tudo, estaria o fogo.
Além dessa ordem, Aristóteles também formulou uma inter-relação de coexistência entre os elementos e a Natureza.
Com o passar dos séculos surgiram outras ideias para complementar a Teoria dos Quatro Elementos e outros elementos foram acrescentados... Como o éter, por exemplo.
A Teoria do Quinto Elemento ajudou a manter as hipóteses iniciais, porque complementou a crença nos quatro elementos primordiais.
Assim, a Humanidade se manteve por quase dezesseis séculos, até que diversas descobertas científicas mudaram totalmente o conhecimento das coisas.
Atualmente sabemos que, além dos elementos básicos, existem as partículas elementares componentes da matéria...
Como é muita coisa para debater, porque algumas questões são filosóficas e outras são científicas, melhor pesquisar e ler mais sobre o assunto: