
Em Exoterismo, falar dos Quatro Elementos é falar também do Quinto Elemento, aquele que está presente entre as partículas.

Também conhecido como Quintessência, o Quinto Elemento representa a Energia que move o Universo, colocando tudo em equilíbrio.


A palavra Quintessência (Quinta Essência) é uma alusão à Aristóteles, que considerava que o Universo era composto de quatro elementos principais (terra, água, ar e fogo) mais um quinto elemento.

Para os Filósofos, o "Quinto Elemento" era uma substância diferente de todas as outras, sendo: transparente, inalterável e imponderável.

Essa Substância Etérea que permeava a tudo e que impedia os Corpos Celestes de caírem sobre a Terra, foi chamada (inicialmente) de Éter Sagrado.

O Éter Sagrado seria como uma matéria-prima, responsável pela formação de todos os Corpos Celestes e demais Partículas Complementares.


Em Filosofia, deu-se o nome de Éter à Quintessência. Em Química, Éter é um Composto Orgânico, formado por Carbono e Oxigênio. Em Física, a Teoria do Éter fundamentou os Estudos Científicos sobre o Vácuo Absoluto.


O Vácuo Absoluto é um espaço onde não existe matéria... No entanto, a Teoria do Éter afirma que o espaço "vazio" é ocupado por Matéria e Energia Escura, e é ela que preenche todo o Espaço Sideral.
Através de diversos Estudos Científicos, chegou-se a conclusão de que a Quintessência existe realmente, e que ela é responsável pela Expansão do Cosmos.

Enfim, Quintessência, Quinto Elemento ou "Éter Sagrado", é o nome dado à Energia que ocupa o "vazio", e que nesse caso não seria "vazio", mas, preenchido por uma substância imperceptível aos olhos humanos.

Com instrumentos especiais, a Astronomia é capaz de comprovar a existência da Quintessência, demonstrando que os Filósofos estavam corretos em suas análises.

Sites para consultas e pesquisas sobre o assunto:
