O Ouroboros é um antigo símbolo mítico que indica evolução, continuidade, infinito ou eternidade.
O Ouroboros costuma ser representado por uma Criatura apenas, Serpente ou Dragão, que engole ou que morde a própria cauda.
Mas, existem desenhos mais antigos, que apresentam o Ouroboros com duas ou mais criaturas em sua formação.
Além da simbologia original da Serpente ou do Dragão, o Ouroboros também pode apresentar: Salamandras, Sereias, Quimeras, Melusinas, Gárgulas, Górgonas, entre outros Seres Místicos.
Morder ou "engolir" a própria cauda possui um significado bastante profundo, que remete à própria gestação ou o ato de olhar para si mesmo, como o bebê que morde o próprio pé.
Simbolicamente, quando a Serpente morde a própria cauda e gira no sentido anti-horário (negativo), indica involução, declínio ou retrocesso. Quando a Serpente morde a própria cauda e gira no sentido horário (positivo), indica evolução, ascensão ou elevação.
Existem diversos manuscritos antigos, de algumas Civilizações Perdidas, que fazem referência ao Ouroboros. Contudo, a sua origem verdadeira é desconhecida...
Entretanto, acredita-se que o Ouroboros tenha surgido principalmente entre os Povos Originários das Civilizações Antigas; pois, a sua simbologia já foi encontrada em diversos artefatos arqueológicos.
O simbolismo do Ouroboros está tão presente e difundido entre as Culturas mais Antigas que, até mesmo os Incas, Maias e Astecas, possuem figuras com Quetzalcoatl na forma de Ouroboros.
Atualmente, o Ouroboros é considerado um símbolo místico de proteção, sendo utilizado como amuleto nas mais diversas formas.