As pessoas fazem muita confusão entre os termos "Papisa" e "Sacerdotisa".
O próprio Tarot identifica em diferentes Jogos de Cartas as lâminas do 2º Arcano (II) como sinônimos... Fazendo referência a "Papisa" em alguns jogos e a "Sacerdotisa" em outros.
Outra confusão é gerada pela imagem que a palavra
Sacerdotisa representa... Muitos confundem a aparência de uma "Sacerdotisa" com a aparência de uma Bruxa, que seria uma praticante da Religião Wicca ou Stregheria.
Na verdade, Sacerdotisa era uma função praticada unicamente por mulheres adeptas de determinadas Crenças Pagãs, em algumas regiões específicas da Terra.
Na Antiguidade, muitos Povos Antigos cultuavam diferentes Divindades (Deuses e Deusas Pagãos). Em rituais específicos, as Sacerdotisas clamavam aos deuses por seus fiéis.
As Sacerdotisas atuavam como Pitonisas e Necromantes. Elas celebravam nascimentos, casamentos e funerais. Também curavam e aconselhavam...
A palavra "Papisa" existe por conta de uma Lenda, que relata uma história, que aconteceu entre os séculos IX e XI...
Essa Lenda ou História se refere a uma mulher que teria se passado por homem e ascendido ao mais alto posto da Igreja Católica: o Papado!
Inúmeros historiadores publicaram livros sobre a "Papisa", que dizia se chamar Joana. Existe até uma estátua sobre essa Papisa...
Alguns historiadores contestam a História e afirmam que ela foi confundida com Joana d'Arc. Outros, dizem que ela abandonou o "disfarce" porque teve um filho...
Enfim, há dúvidas quanto a existência de uma Papisa... Porém, as Sacerdotisas, com certeza, existiram e marcaram a História!
Sugestão de alguns sites sobre o assunto:
->
Papisa Joana: a lenda que incomoda...
-> Saberes ancestrais do Sagrado Feminino.->
Ritual da Lua: o eterno retorno do Feminino.pdf
->
Arqueólogos revelam provas de que uma mulher foi Papa.
Pra finalizar, selecionei várias lâminas com a "Papisa/Sacerdotisa":