Mediunidade é a capacidade que determinados indivíduos possuem de se comunicarem com o extra-mundo (espiritual, astral, etérico, elemental, angélico, etc).
Todo aquele que "desenvolve" seus dons mediúnicos e trabalha com eles, é chamado de médium. Um médium (ou mediador) pode apresentar e desenvolver um ou mais dons ou capacidades mediúnicas.
A Mediunidade pode manifestar-se em épocas diferentes da vida do indivíduo... E após a sua manifestação, os sinais serão visíveis por toda a sua existência.
Hoje em dia, existem diversos locais que permitem ao médium estudar, desenvolver e trabalhar a sua Mediunidade. Em muitos desses locais, é possível estudar minuciosamente o seu dom mediúnico. Para tanto, a Mediunidade possui uma classificação...
Mediunidade Auditiva ou Clariaudiência é a capacidade de "ouvir" os seres de outras esferas (anjos, fadas, duendes, gnomos, espíritos...). O indivíduo ouve uma voz ou som interno, como se fosse dentro de si...
Desdobramento é a capacidade de deslocar-se no tempo e no espaço, "saindo" de seu corpo físico e voltando a ele incólume, durante o repouso ou relaxamento. Alguns médiuns conseguem fazer isso de forma consciente (sem repousar). É conhecida pelos "Holistas" como Viagem Astral.
Vidência é a capacidade de "ver" os seres de outras dimensões... Já a Clarividência é a faculdade que permite visualizar fatos do passado e do futuro, além de pormenores referentes aos Planos Sensoriais ou a outras pessoas.
Incorporativa ou Psicofonia é a capacidade do indivíduo de emprestar seu corpo físico a outro ser, para que dele faça uso em sua comunicação com o meio físico, mas sem prejuízo ao médium.
Mediunidade de Efeito Físico ou de Plasma ou de Materialização: essa capacidade faz com que a presença do médium desloque objetos, modifique sua estrutura (como o fogo ou a eletricidade) ou, ainda, cause barulhos e odores no ambiente.
Premonitória é a faculdade que permite à pessoa pressentir acontecimentos futuros e registrá-los. Aqui podemos citar os Profetas Bíblicos ou outros, como Nostradamus.
Psicografia é a capacidade de receber e escrever mensagens espirituais através da intuição, clariaudição ou capacidade motora.
Psicografia é a capacidade de receber e escrever mensagens espirituais através da intuição, clariaudição ou capacidade motora.
Transporte é a capacidade de receber informações de espíritos diversos, auxiliando na doutrinação de determinadas entidades com o uso de seu corpo físico, como doador de energia ou como curador.
Mediunidade Curativa ou de Fluidificação ou Magnetismo Pessoal - essa capacidade recebe muitos nomes e é uma das mais utilizadas. O Passe Magnético pode "energizar" beneficamente determinado objeto ou pessoa. E pode ser usada sobre a água, roupas, comida, objetos, etc.
Todos os tipos de Mediunidade possuem três formas de manifestação: consciente, inconsciente e semi-consciente.
Na mediunidade consciente, o médium sabe o que está fazendo, mesmo estando "irradiado" (influenciado) pela Entidade. Na mediunidade inconsciente, o médium fica em transe absoluto, desconhecendo o conteúdo de sua ações durante seu trabalho. Na mediunidade semi-consciente, o médium consegue visualizar flashs de sua ação e participar momentaneamente do processo.
A Mediunidade é uma missão que o indivíduo traz para sua vida terrena... E mesmo sem perceber, todos são auxiliados e acompanhados a todo momento.