Por exemplo, os Egípcios utilizavam as técnicas de Rabdomancia em suas lavouras e construções. Os Chineses aplicavam a Radiestesia no Baguá e no Feng Shui. E os Filósofos aplicavam a Radiestesia ou a Rabdomancia em tudo o que faziam...
A principal função de um Rabdomante era analisar o solo com precisão, para saber se encontrava veios de água ou minerais diversos. Como ele usava "varinhas mágicas", costumava ser chamado de bruxo, mago ou feiticeiro.
Por conta disso, a palavra Rabdomancia é formada pela junção de um prefixo e um sufixo: rabdo (bastão) e mancia (adivinhação).
Já a palavra Radiestesia é composta pela junção de dois termos: radium (radiação) e aisthesis (sensibilidade). Ela também pode ser chamada de Radioestesia.
Tanto as varetas de rabdomancia, quanto os pêndulos, possuem diferenças na aparência, na cor e no formato.
As varetas podem ser de: cobre, estanho ou madeira. Os pêndulos podem ser de: madeira, cristal ou metal.
Entretanto, para uma perfeita utilização radiestésica, é possível energizar qualquer material... Por isso, há quem utilize: aliança, agulha, chaves, terços, pingentes, ou outros objetos.
Mas, a finalidade é sempre a mesma, pois qualquer um deles funciona bem na mão de um paranormal (sensitivo) preparado... Ou seja, depende do Radiestesista adquirir um pêndulo adequado à sua escolha.
A função do Radiestesista ou do Terapeuta Radiestésico é o de identificar as anomalias orgânicas e indicar o tratamento apropriado para cada caso.
Enfim, seja utilizando um pêndulo ou hastes de radiestesia (Dowsing Rod), você pode avaliar a energia do ambiente em que vive e descobrir se está tudo bem!
Pra finalizar, vale lembrar que, procurar água ou ouro com "varetas mágicas", é coisa do passado! Atualmente, a Rabdomancia trabalha com detectores de geolocalização.
Também lembrando que, sempre é possível
confeccionar ou customizar seu próprio pêndulo...