sábado, dezembro 10, 2022

SAÚDE PREVENTIVA

Ao contrário do que muita gente imagina, a principal função de um tratamento terapêutico alternativo é a prevenção!
A prevenção de uma doença tem como objetivo principal evitar a manifestação ou o surgimento de doenças mais graves.
Desde a Antiguidade, os Povos Orientais cuidam da saúde de forma preventiva, utilizando métodos terapêuticos naturais. 
Com o passar do tempo, a Cultura Ocidental também teve acesso às inúmeras Práticas de Saúde Alternativa, como forma de prevenir as doenças mais graves.
Esse é o objetivo da Saúde Preventiva: observar a probabilidade do indivíduo manifestar determinadas doenças hereditárias.
O problema de determinadas doenças hereditárias, é que elas são extremamente silenciosas, ou seja, a pessoa não percebe que está doente até que seja tarde demais!
Em geral, as pessoas não dão muita importância aos primeiros sinais antes do surgimento (manifestação) de uma doença mais grave. Por isso, todas as pessoas devem realizar exames periódicos.
Existem estudos de mapeamento genético, que possibilitam à pessoa descobrir o Histórico de Doenças Familiares. Dessa forma, é possível antecipar o tratamento da doença, para evitar a manifestação da mesma...
Antecipar o tratamento não significa tomar medicamentos, mas evitar os excessos que ocasionam o surgimento ou a manifestação da moléstia.
Mas, se o tratamento exigir o uso de medicamentos, o paciente deverá adequar a sua rotina ao tratamento exigido.
Além dos exames e do mapeamento genético, existem outras formas de prevenção, e uma delas é a vacinação.
As vacinas costumam ser aplicadas desde o nascimento até a fase adulta... Conforme calendário de vacinação ou se houver necessidade de imunização.
Enfim, diz o ditado que: "Prevenir é melhor do que remediar!"  Por isso, nada melhor do que cuidar da saúde preventivamente!

quinta-feira, novembro 17, 2022

Naturopatia, Naturoterapia e Naturologia.

Caminhar pela Vida em conformidade com a Natureza... (Quem não quer?) Seguir exatamente o que determinam as Leis Naturais que regem o Planeta? (De que forma?)
As Ciências Naturais ajudam o Homem a entender como a Natureza funciona... E as Terapias Naturais ajudam o Ser Humano a cuidar da Saúde, em equilíbrio com a Natureza.
Esse cuidado consigo mesmo e com a Natureza à sua volta, despertou nas pessoas o desejo de aprender mais sobre Tratamentos Alternativos Naturais.
Uma forma de atuar em uma área de Terapia Natural é através da Naturopatia, Naturoterapia ou Naturologia... 
As três áreas são Complementares, Naturais e Integrativas. E ao contrário do que muitos imaginam, a pessoa que atua em uma dessas áreas precisa ter formação acadêmica ou complementar.
No entanto, existe muita confusão entre os três termos porque eles são muito semelhantes. Mas, há uma certa diferença de um para outro...
Por exemplo, enquanto a Naturologia possui o foco principal no entendimento da Natureza, a Naturopatia se preocupa em entender as doenças... Já a Naturoterapia está voltada para o bem estar pessoal.
A Naturologia estuda a Natureza e suas interações com o Ser Humano. Desse modo, Naturólogo é o profissional que trabalha em conformidade com a Natureza, sempre observando as Leis Naturais.
A Naturopatia aplica métodos naturais no tratamento das doenças. Dessa forma, o Naturopata é o profissional que trata as doenças com as técnicas da Medicina Alternativa.
A Naturoterapia é a Terapia que trata o Ser Humano através dos métodos alternativos... ConsequentementeNaturoterapeuta é o profissional que aplica a Terapia Natural em todos os seus atendimentos.
A principal semelhança entre as três formações é que todas elas estudam a Natureza, visando melhorar a Qualidade de Vida e a Saúde Humana.
Atualmente, existe formação profissional para as três áreas. Portanto, se você pretende trabalhar em uma delas, pesquise mais em:

sábado, outubro 15, 2022

AS SETE VIRTUDES

Assim como existem os "Sete Pecados Capitais", também existem as "Sete Virtudes". As Sete Virtudes se contrapõe aos Sete Pecados, como forma de equilíbrio moral.
As Virtudes são como um antídoto contra as tentações mundanas, pois ajudam a suportar os apelos comerciais e estruturais da Sociedade Moderna.
Isso significa que, para cada "Pecado Capital" existe uma Virtude que, ao ser praticada, evita que o Pecado aconteça...
Quer dizer, enquanto os "Sete Pecados" representam os piores vícios terrenos, as "Sete Virtudes" representam as melhores intenções do Ser Humano.
Dizem que as Virtudes começaram a ser citadas em um Poema Épico chamado Psychomachia (ou Batalha da Alma), escrito pelo Poeta Cristão Prudêncio, entre os no séculos IV e V.
Entretanto, diversos manuscritos, Livros Teológicos e a própria Bíblia já faziam referência às virtudes, como forma de sublimação dos pecados e de elevação espiritual.
Na Bíblia constam, primeiramente, as Quatro Virtudes "Cardinais", no Livro da Sabedoria, do Velho Testamento: Prudência, Justiça, Fortaleza e Temperança. Em seguida, em Coríntios, no Novo Testamento, aparecem as Três Virtudes consideradas "Teologais": Fé, Esperança e Amor.
Apesar de outras linguagens, todas as Culturas fazem referência às virtudes, discorrendo sobre as mesmas em contos, fábulas ou poemas... Diferentes palavras aparecem como sinônimos, mas possuem o mesmo significado.
Em suma...
Se faz necessário praticar a Caridade, para superar a Inveja.
Deve-se demonstrar Benevolência, para combater a Avareza.
É preciso ter Paciência, para aplacar a Ira.
Há que se obter a Temperança, para aliviar a Gula.
Se faz importante buscar a Castidade, para vencer a Luxúria.
Deve-se ter Diligência, para enfrentar a Preguiça.
E é preciso agir com Humildade, para deter a Soberba.
As Sete Virtudes reúnem os ensinamentos e os fundamentos da própria Religiosidade Humana, por isso, podem ser denominadas de: Espirituais, Sagradas ou Celestiais.
Enfim, ser "virtuoso" nos dias atuais, é um batalha diária que exige muita consciência e muita persistência!
Leia mais em:

sexta-feira, setembro 02, 2022

Povos Intraterrestres ou Intatrerrenos

Para muitos Místicos e Exoteristas, existem diversas Civilizações habitando o interior do Planeta Terra, com acesso em determinados pontos bem específicos, dentro de algumas Cavernas.
Alguns Ocultistas acreditam que os Povos Intraterrenos (ou Intraterrestres) habitam a famosa "Terra Oca". A Teoria da Terra Oca surgiu há muito tempo e afirma que a Terra é, na verdade, oca... Ou seja, não há um núcleo interior incandescente, nem rochas sólidas por diversos quilômetros abaixo da superfície.
Contudo, existe outra Teoria que afirma que a Terra não precisa ser necessariamente "Oca". Devido à sua profundidade, o Planeta possui inúmeros locais inacessíveis e subterrâneos. Dessa forma, podem existir muitos Submundos e Reinos Escondidos.
Por conta disso, surgiram muitas Histórias e Lendas no decorrer de todo o processo evolutivo da Humanidade. Alguns locais são mais mencionados que outros e possuem, até mesmo, registros em manuscritos.
Os Exploradores de Novos Mundos mencionam em suas anotações, os Reinos que são mais conhecidos e que coincidem uns com os outros; tais como: Shangri-lá, Agartha, Eldorado, Kaskarra, Duat, etc.

Shangri-lá, também chamada por Shamballa por alguns Holistas, é um local onde se guarda a "Fonte da Eterna Juventude", da qual se extrai o Elixir da Longa Vida. Os habitantes desse Reino vivem abaixo da superfície terrestre, entre a Sibéria e o Tibet.
Agartha é o nome de uma Civilização que habita o interior do Planeta Terra, em uma região misteriosa, com localização abaixo do Himalaia... Acredita-se que nesse local, as pessoas possam viver eternamente.
Eldorado ou, mais popularmente conhecida, como a "Cidade do Ouro", é um Reino todo esculpido em ouro puro e que guarda a famosa Pedra Filosofal (aquela que pode transformar tudo em ouro). Segundo os Mitos, Eldorado localiza-se no Centro da América Central, bem abaixo da superfície...
Kaskarra é outro Reino escondido abaixo da superfície terrestre, localizado abaixo do Grand Canyon, no Estado do Arizona. Segundo os Índios da Etnia Hopi, que habitam essa região, os Seres que habitam esse Reino chamam-se Katchinas.
Outra Civilização bastante conhecida e que já gerou muitas histórias são os Yetis ou Pés-Grandes, também chamados de "Abomináveis Homens das Neves". Segundo as Lendas, eles habitam o interior das Montanhas do Himalaia, ou do Polo Norte e da Sibéria.
No Continente Africano, existe referência ao Submundo de Duat ou Neter-khertet, considerado o Reino Perdido de Osíris e de Nun pelos Egiptólogos. Ele é citado no famoso "Livro dos Mortos".
Além das Civilizações já citadas, existem outras em outros lugares... No Brasil destaca-se o Reino de Létha, localizado nos subterrâneos das Cavernas da Serra do Roncador, em Mato Grosso.
Todos esses Povos Intraterrenos saem de tempos em tempos à superfície e, dessa forma, algumas pessoas já os viram... Por isso, quem viu afirma que eles existem! E quem não viu, fica na dúvida se deve acreditar...
Sugestão de material sobre o assunto: