A "Pedra Filosofal", também chamada de Lapis Philosophorum em latim, foi um dos maiores mistérios propagados pelos Alquimistas.
Na crença popular, a "Pedra Filosofal" concedia ao seu detentor o poder de transmutar qualquer metal comum em ouro puro.
No entanto, muitos afirmavam que o verdadeiro contexto da "Pedra Filosofal" era a obtenção de outro tipo de ouro, considerado sagrado.
O ouro sagrado era uma substância especial, que tornava a pessoa capaz de desvendar todos os mistérios do Mundo e do Universo.
Além de revelar todos os segredos ocultos, ela também protegia a pessoa de qualquer perigo eminente.
Dessa maneira, a Pedra Filosofal representava um objeto de poder absoluto e de valor inestimável!
Para os Sábios, a Pedra Filosofal deveria se chamar Pedra Fundamental da Sabedoria, pois somente um verdadeiro erudito seria capaz de possuí-la...
Devido a tantos enigmas envolvendo a existência da Pedra Filosofal, inúmeros "Aventureiros" se aventuraram na busca por esse tesouro.
Muitos "Caçadores de Tesouros" fizeram de tudo para merecer esse amuleto, pois almejavam obter todas as riquezas do mundo!
Devido a tantos mistérios, existe muita discussão quanto à verdadeira existência da Pedra Filosofal...
Também há dúvidas quanto ao tamanho, ao formato e à composição da pedra. Para alguns Cabalistas, a "Pedra" seria, na verdade, um cristal.
Enfim, seja como Lenda, como Mito ou como Fábula, a Pedra Filosofal enriqueceu muitas histórias! E a verdade, é que até hoje prevalece como um dos maiores mistérios de todo o Planeta!