Os Guardiões Celestiais pertencem a uma categoria especial de Protetores. Eles foram criados a parte, com a função de salvaguardar e proteger a Criação Divina.
Na Hierarquia Celestial existem os Anjos, Arcanjos, Principados, Virtudes, Potestades, Dominações, Tronos, Querubins e Serafins. São nove Coros de Anjos divididos em Três Reinos.
Cada Reino Angélico possui um propósito específico dentro do Mistério Divino da Criação. E cada Anjo atua em uma função própria de seu "Coro", com atribuições únicas.
Um Guardião Sagrado possui a incumbência de interferir e agir em todo o Cosmos. Ele deve manter a harmonia de tudo o que foi criado.
Os Guardiões podem estar em qualquer lugar a qualquer momento, com a tarefa de preservar a Estrutura Sagrada Divina. Em sua missão, eles podem adentrar e agir nos limites do tempo e do espaço.
Para a Hierarquia Divina dos Anjos, o primordial é realizar suas funções conforme a Lei, obedecendo aquilo que lhe foi determinado.
Para um Guardião Celestial Sagrado ou Guardião Cósmico Divino o essencial é: honrar o compromisso de manter o equilíbrio de todas as coisas, acima de tudo.