A própria Bíblia cita diversas histórias onde os sonhos são responsáveis por grande parte das revelações. Uma das mais conhecidas é a história de José, no Velho Testamento. Graças ao seu dom de interpretação de sonhos, José tornou-se Primeiro Ministro no Antigo Egito.
Durante o sono, nossas memórias são processadas e refeitas. Enquanto o corpo descansa, a mente pode filtrar melhor o que aprendeu durante o dia.
A lembrança do sonho relaciona-se à memória cognitiva individual. Cada pessoa processa de uma forma diferente o que sonhou, adaptando o sonho à sua realidade.
Para a Psicanálise, os sonhos podem ser comuns ou arquetípicos, carregados de simbolismos e expressões do "consciente coletivo" (população).
Sigmund Freud (1856-1939), determinou que no enredo onírico há o sentido manifesto (a fachada - psique) e o sentido latente (o significado - consciente ou inconsciente).
Por conta disso, as crianças devem ser incentivadas a ler desde cedo, para que seus sonhos possam melhorar a sua capacidade de interação e cognição.
Como sonhar é parte essencial para o bom funcionamento do organismo, pessoas com problemas de sono devem procurar auxílio.
A Sonoterapia é aplicada em algumas Clínicas para o tratamento de diversas doenças, como: estresse, depressão, tabagismo, dependência química, entre outras.
Independente de sonhar dormindo ou acordado, o importante é dormir bem, para que o corpo esteja descansado e realize um bom trabalho.