As Runas representam as letras que compõe o alfabeto dos Povos Nórdicos. Elas foram um presente de Odin (o "deus" de Asgard) à Humanidade.
Após viajar pelos Nove Mundos da Yggdrasil, Odin aceitou passar por uma provação para descobrir os mistérios das Runas.
Ele ficou pendurado nove dias e nove noites na Árvore dos Reinos Mágicos, onde visualizou cada Runa com seu mistério.
Elas são divididas em 3 grupos, que representam os Clãs com os nomes dos deuses escandinavos: Freyia (Fertilidade), Hagal (Natureza) e Tyr (Guerra).
Normalmente, quem utiliza o Alfabeto Rúnico em uma consulta, costuma receber um pequeno conselho sobre o assunto em questão, porque cada letra indica uma situação.
Os aspectos da vida cotidiana do ser humano estão expressos em cada uma das Runas, porque elas simbolizam nossa Humanidade.
Dessa forma, consultar as Runas corresponde a consultar um Oráculo. Elas aconselham com relação a determinada situação sem, no entanto, preconizar o futuro.
As Runas podem indicar se uma solução é favorável ou desfavorável ou se existem aspectos positivos ou negativos envolvendo a situação, em questão...
As Runas podem indicar se uma solução é favorável ou desfavorável ou se existem aspectos positivos ou negativos envolvendo a situação, em questão...
Elas podem ser gravadas em pedras, cristais, sementes, madeira ou outros materiais. E depois devem ser guardadas em saquinhos próprios, do agrado da pessoa.
Dizem que o ideal é a pessoa confeccionar as próprias Runas em materiais naturais; porque isso cria uma energia muito maior em torno do processo.
Dessa forma, as Runas também podem ser utilizadas como um objeto de adorno ou de proteção.Enfim, para estudar melhor o assunto, é necessário conhecer a Mitologia Nórdica e o significado das Runas.