
Inicio esta postagem dizendo que este é um Blog exotérico com conhecimentos esotéricos.


EXOTÉRICO, porque é aberto a todos, ao público. ESOTÉRICO, porque possui conhecimentos velados (fechados).

Tudo aquilo que é disseminado publicamente é considerado um conhecimento exotérico.






Aquilo que é ensinado sem acesso público é um conhecimento místico, oculto ou esotérico.




Portanto, apesar de exoterismo e esoterismo serem palavras com igual pronúncia, elas possuem significados bem divergentes!
A palavra exoterismo deriva do grego eksoteriki (que significa de fora, exterior) e foi utilizado pela primeira vez por Aristóteles, em seus diálogos: "Ética a Eudemo".


A função do esoterismo sempre foi a de preservar conhecimentos e afastar curiosos. Por isso, eram impostos "testes" para a pessoa entrar em uma Sociedade Secreta.

Acreditava-se que acessar determinados conhecimentos de qualquer maneira, tornava a pessoa detentora de um poder que ela jamais poderia controlar...



Já a palavra esoterismo surgiu do grego esoterikos, que representa aquilo que é interior, oculto ou "voltado para dentro".






Assim, se proliferaram as diversas Ordens: Templários, Maçonaria, Rosa Cruz, entre outras... E no Brasil, além das Ordens conhecidas, o Candomblé também atuava como uma Comunidade Esotérica.


Muitas Igrejas começaram atuando "esotericamente" para depois tornarem-se exotéricas. Por exemplo, o Protestantismo e o Espiritismo.





Enfim, ser Esotérico ou Exotérico só faz de você uma pessoa estudiosa dos assuntos desconhecidos, sejam eles secretos ou não...
