quarta-feira, abril 16, 2014

TEORIA DOS 4 HUMORES

Resultado de imagem para 4 elements of nature art
A Teoria dos Quatro Humores foi proposta pelos Filósofos Gregos na Antiguidade. Eles perceberam a necessidade do equilíbrio entre os quatro elementos presentes na constituição do organismo.
Resultado de imagem para quattro elementi
Empédocles (495 a 435 a.C.) formulou a Teoria dos Quatro Elementos, contribuindo para a compreensão e expansão do pensamento.
Resultado de imagem para empedocles
Hipócrates (460 a 370 a.C.), considerado o Pai da Medicina, realizou diversos estudos relacionados ao Corpo Humano e relacionou os quatro elementos  às doenças físicas.
Resultado de imagem para father of medical science
Galeno (129 a 217 a.C.) foi o primeiro a realizar experimentos científicos de análise prática. Com base nos estudos de Empédocles e Hipócrates criou a Teoria Galênica ou Teoria Humoral.
Através de seus estudos, eles constataram a existência de quatro humores essenciais: sanguíneofleumáticocolérico e melancólico.
Resultado de imagem para elements of nature art
Cada um desses humores possui a predominância de um órgão, com as seguintes qualidades:
- Sanguíneo: sangue (coração) - quente e úmido;
- Fleumático: fleuma (sistema respiratório) - fria e úmida;
- Colérico: bílis amarela (fígado) - quente e seca;
- Melancólico: bílis negra (baço) - fria e seca.
Imagem relacionada
Devido à predominância de cada um dos "humores" na constituição dos indivíduos, temos os chamados "tipos fisiológicos".
HumorElementoNome antigoNome modernoMBTICaracterísticas antigas
SangueArSanguíneoArtesãoSP
Alegre, prestativo,
amoroso
Bílis amarelaFogoColéricoIdealistaNT

Irritadiço, agressivo,
corajoso
Bílis negraTerraMelancólicoGuardiãoNFDesanimado, inquieto,
complexo
FleumaÁguaFleumáticoRacionalSJModerado, frio,
diplomático
Segundo a Medicina Moderna, as doenças derivam do desequilíbrio em um desses humores, cuja causa principal se deve às alterações produzidas pelos alimentos ingeridos.
Resultado de imagem para quattro elementi
Katharine Cook Briggs (1875-1968), juntamente com sua filha Isabel Briggs Myers (1897-1980), adaptaram os estudos de Carl Gustav Jung (1875-1961) sobre os Tipos Psicológicos e criaram a Tipologia de Myers-Briggs.
Essa tipologia em específico, ajuda a identificar os tipos de personalidade em cada indivíduo, além de verificar os seus desarranjos humorais.
Imagem relacionada
Atualmente, existe uma Tabela Internacional que correlaciona os humores entre si, criando 16 alterações ou 16 tipos de personalidade, chamada de MBTI (Myers Briggs Type Indicator).
Enfim, a Teoria dos Humores pode ser aplicada em diversas áreas, como: Psicologia, Psicanálise, Recursos Humanos, entre outras.
Imagem relacionada

sexta-feira, abril 04, 2014

QUAL O SEU BIOTIPO?

Em Educação Física, nos Esportes ou na Moda analisam-se os biotipos pela aparência física de uma pessoa.
Dessa forma, é possível criar um treino padrão dentro da Academia ou construir uma dieta alimentar adequada em Nutrição ou, ainda, confeccionar a roupa ideal na Moda.
Na prática de esportes a classificação adotada pelo instrutor é de: Ectomorfo, Mesomorfo e Endomorfo.
O indivíduo Ectomorfo é naturalmente magro, com baixo percentual de gordura... Possui uma estrutura óssea estreita, ombros curtos e cintura fina. Por isso, tem dificuldade em ganhar peso, quer seja em massa muscular ou em gordura.
Resultado de imagem para biotipos asomadoholismo
O biotipo Mesomorfo ganha e perde peso com facilidade. Dessa forma, pode mudar sua características físicas com facilidade. Seu corpo possui estrutura óssea considerada ideal, tem os ombros e a caixa torácica "largos", com cintura estreita...
O indivíduo classificado como Endomorfo possui muita facilidade em ganhar peso. Tanto a cintura, quanto a caixa torácica, bem como os ombros, costumam ser largos... Para esse biotipo, perder peso costuma ser um problema.
Com relação a Biotipologia, as mulheres possuem grandes diferenças proporcionais em sua aparência genética, tanto fisicamente, quanto emocionalmente.
Por isso, os Estudos Científicos criaram diferentes classificações para elas, seja na Moda, em Educação Física ou em outras modalidades...
Na Moda e no Comércio de roupas em geral, as mulheres podem obter algumas classificações, como: maçã, pera, ampulheta, morango e alongado.
Ou ainda, podem possuir o formato do corpo análogo a um: triângulo normal, triângulo invertido, retângulo, ampulheta, losango, oval e arredondado.
Em Homeopatia, temos as Mulheres: Carbônicas, Sulfúricas, Fosfóricas e Fluóricas. Nesse caso, as definições estão relacionados aos nutrientes e à constituição física.
As Mulheres Carbônicas são baixinhas, com facilidade para engordar... Podem desenvolver miomas, artroses, fibromialgia e doenças do coração.
Imagem relacionadaResultado de imagem para fat girl cartoon characters
As Mulheres Sulfúricas possuem estatura mediana e apresentam predisposição para doenças cardiovasculares e respiratórias.
As Mulheres Fosfóricas tem um corpo mais alto e magro. Elas são mais suscetíveis a desenvolver osteoporose, hipertireoidismo e problemas relacionados ao sono.
As Mulheres Fluóricas possuem grande capacidade de alongamento, com corpo e face assimétricos. Elas podem sofrer de patologias bucais, ósseos, com sintomas relacionados ao climatério (menopausa).
Para a Medicina Moderna, Fisiologia e Endocrinologia, as mulheres podem ter a dominância genética de uma das glândulas do corpo: pituitária, tireoide, adrenal ou gonadal.
Enfim, independente do seu Biotipo Físico, o mais importante, em primeiro lugar, é a aceitação, em segundo, é a saúde. Pois, independente de ser um atleta ou uma pessoa comum, o importante é se cuidar!
Portanto, se reconheça, se aceite, se cuide e, acima de tudo, se ame... Viva bem!
Pesquise mais sobre o assunto...
-> Biotipos e suas características.
-> Biologia feminina e menopausa.
-> Biotipo e suas características individuais...
-> O estudo dos biotipos através da modelagem plana.pdf