O Pilates é uma modalidade nova de exercícios. Diferente da Yoga, que é uma técnica milenar, ele surgiu há menos de um século.
O método tem como base os princípios criados por Joseph H. Pilates; associados aos conceitos de Rolfing, Polestar, Feldenkrais, Power Yoga, Stretching, Fisioball, Gyrokinesis e outras técnicas de conscientização corporal - juntamente ao controle psicomotor.
Apesar de ter nascido na Alemanha, Joseph Pilates herdou de seu pai o sobrenome de descendência grega: Pilatu. Devido ao sobrenome ser parecido com o de "Pôncio Pilatos", ele enfrentou diversas brincadeiras de mau-gosto no período escolar.
Joseph foi uma criança que sofreu por conta de doenças como: raquitismo, asma e febre reumática. Na adolescência, temendo que seu futuro fosse acabar numa cadeira-de-rodas, começou a estudar (autodidaticamente) anatomia e fisiologia humana, com fundamentos de medicina oriental.
Assim, Joseph, desenvolveu diferentes exercícios em aparelhos rústicos inventados por ele mesmo. Praticando esses exercícios em seus aparelhos, ele criou seu próprio método de condicionamento físico.
Ele passou a praticar insistentemente até superar suas limitações físicas. Joseph tornou-se um exímio ginasta e um excelente mergulhador.
Finalmente, criou cerca de quinhentos posições para poderem ser praticadas por qualquer pessoa em qualquer idade.
Seus seguidores passaram a divulgar a técnica, pois em todos era visível a disponibilidade e a longevidade em que se encontravam após o treino.
Ele passou a praticar insistentemente até superar suas limitações físicas. Joseph tornou-se um exímio ginasta e um excelente mergulhador.
Hoje em dia, a técnica é utilizada no mundo todo, por diferentes profissionais, nas mais diversas áreas. Seus benefícios são perceptíveis e perduráveis.