domingo, outubro 14, 2012

ASTROLOGIA ou ASTROMANCIA

Resultado de imagem para babylonian astronomers
Há milhares de anos o homem observava o céu em busca de respostas às suas dúvidas. Foi com base nessas observações que surgiu a Astrologia ou Astromancia.
Resultado de imagem para 18th century chinese art
Astrologia ou Estudo dos Astros, era utilizada como base de estudo das estrelas, em muitas Culturas. Era conhecida também como Astromancia ou Leitura dos Astros.
Imagem relacionadaResultado de imagem para astrologia antiga
De acordo com a posição dos astros, os Conselheiros de um Reino realizavam inúmeras previsões para auxiliar os Governantes em suas atribuições.
No Novo Testamento Bíblico, os Evangelistas citam a viagem dos Três Reis Magos para encontrar o Menino Jesus, por conta de uma previsão astrológica.
Imagem relacionada
Com o tempo, a Astrologia foi divergindo gradualmente da Astronomia... Ptolomeu foi um dos primeiros Filósofos a analisar separadamente os dois termos.
A partir do século XVIII essa separação se consolidou totalmente. Então, alguns Cientistas passaram a utilizar a Astronomia em suas Pesquisas, enquanto outros, ainda estudavam a Astrologia.
Imagem relacionadaResultado de imagem para astrologia e astronomia
Um desses estudiosos foi o Psiquiatra Carl Gustav Jung, que publicou livros sobre a Astrologia e sua sincronicidade de acontecimentos na vida das pessoas.
Diferente da Astronomia, a Astrologia baseia-se no Modelo Geocêntrico, onde a Terra é o centro do Sistema Solar. Portanto, quando o indivíduo nasce, ele está posicionado no "centro" do Universo.
Resultado de imagem para astrologia
No momento do nascimento, uma das doze constelações está posicionada no céu, de frente para o indivíduo. Esse posicionamento dá origem ao signo da pessoa...
Cada Signo é regido por um planeta em questão (ou astro). Dessa forma, onde o Sol "aponta" no momento do nascimento da pessoa está o signo regente.
Onde a Lua "aponta" no momento do nascimento está o signo ascendente. O signo oposto ao ascendente é chamado de descendente.
O signo regente influencia diretamente a vida da pessoa, enquanto o ascendente influencia indiretamente. Por isso, normalmente, a personalidade apresenta aspectos dos dois signos.
Para verificar os signos: regente, ascendente e descendente, realizam-se diversos cálculos matemáticos, baseados na data e no horário do nascimento da pessoa. A partir desses cálculos é possível desenhar uma mapa pessoal.
Mapa Astral ou Mapa Natal é a representação geométrica exata do nascimento da pessoa. Cada mapa mostra o posicionamento do indivíduo em seu céu natal, com a influência de cada Astro naquele momento.
Esse apontamento do signo no céu recebe o nome de Zodíaco. A palavra zodíaco significa "círculo de animais", apesar de quatro signos não serem animais: Aquário, Gêmeos, Virgem e Libra.
Como no Universo tudo está em constante movimento, os astros (planetas, sol e lua) giram ao redor do indivíduo, provocando alterações e interferindo em sua vida constante e permanentemente.
Resultado de imagem para horoscopo
Para cada época da vida do indivíduo é possível traçar um mapa diferente, verificando a posição dos Astros e sua relação com cada acontecimento. Essa interferência chama-se Horóscopo.
É bastante informação, né!? Por isso, a Astrologia exige muito estudo e dedicação!
Se deseja estudar melhor o assunto, seguem alguns materiais:
-> História da Astrologia.pdf
-> As Doze Casas (livro).pdf
-> Curso Básico de Astrologia.pdf
-> Manual Básico de Astrologia.pdf
-> Curso Básico de Astrologia (livro).pdf