sábado, dezembro 10, 2022

SAÚDE PREVENTIVA

Ao contrário do que muita gente imagina, a principal função de um tratamento terapêutico alternativo é a prevenção!
A prevenção de uma doença tem como objetivo principal evitar a manifestação ou o surgimento de doenças mais graves.
Desde a Antiguidade, os Povos Orientais cuidam da saúde de forma preventiva, utilizando métodos terapêuticos naturais. 
Com o passar do tempo, a Cultura Ocidental também teve acesso às inúmeras Práticas de Saúde Alternativa, como forma de prevenir as doenças mais graves.
Esse é o objetivo da Saúde Preventiva: observar a probabilidade do indivíduo manifestar determinadas doenças hereditárias.
O problema de determinadas doenças hereditárias, é que elas são extremamente silenciosas, ou seja, a pessoa não percebe que está doente até que seja tarde demais!
Em geral, as pessoas não dão muita importância aos primeiros sinais antes do surgimento (manifestação) de uma doença mais grave. Por isso, todas as pessoas devem realizar exames periódicos.
Existem estudos de mapeamento genético, que possibilitam à pessoa descobrir o Histórico de Doenças Familiares. Dessa forma, é possível antecipar o tratamento da doença, para evitar a manifestação da mesma...
Antecipar o tratamento não significa tomar medicamentos, mas evitar os excessos que ocasionam o surgimento ou a manifestação da moléstia.
Mas, se o tratamento exigir o uso de medicamentos, o paciente deverá adequar a sua rotina ao tratamento exigido.
Além dos exames e do mapeamento genético, existem outras formas de prevenção, e uma delas é a vacinação.
As vacinas costumam ser aplicadas desde o nascimento até a fase adulta... Conforme calendário de vacinação ou se houver necessidade de imunização.
Enfim, diz o ditado que: "Prevenir é melhor do que remediar!"  Por isso, nada melhor do que cuidar da saúde preventivamente!