
Loka é uma palavra em sânscrito, muito utilizada no Hinduísmo e no Jainismo e que significa: morada, plano, mundo ou universo.

A palavra Loka também pode ser utilizada como sinônimo para Paraíso ou Morada Celestial.

Nessas Religiões, existe a crença de que a alma transita por vários Lokas, até adquirir a consciência necessária para seguir adiante...

Quer dizer, para cada estágio evolutivo em que a alma se encontra, existe um Loka específico.

Como a morte é apenas uma passagem para uma nova dimensão, ao se desprender do corpo físico, a própria alma encontra o melhor Loka.

Dessa forma, cada alma é direcionada ao Loka mais adequado ao seu aprimoramento espiritual, e ali permanece até estar preparada para seguir sua jornada evolutiva.

Um Loka ideal para a alma pode estar em seu próprio Mundo ou em outro Mundo, no próprio Universo ou em outro Universo Cósmico.

Dependendo o Universo Cósmico em questão, cada Mundo pode subdividir-se inúmeras vezes para auxiliar a alma em seu processo de aprendizagem.

Ou seja, cada Loka é capaz de criar novos Lokas, de acordo com a necessidade evolutiva de cada Universo.
Dessa forma, o Submundo, o Extramundo e o Intramundo, ou ainda, o Mundo Superior, o Mundo Inferior e o Mundo Intermediário, são apenas subdivisões de cada Loka (Urdhva Loka, Madhya Loka e Adho Loka).

Alguns escritos antigos subdividem cada Universo em 7 ou 9 Lokas, outros manuscritos dividem-no em 12 Lokas... Entretanto, existem estudos que se referem à 21 Lokas, ou até mais...

Essa crença, quanto a existência de inúmeros Lokas, é bastante similar à Teoria dos Multiversos na Física Quântica.

Enfim, o que muda de uma Religião à outra, ou da Religião para a Ciência, são apenas os nomes utilizados para identificar as imagens. Mas, o significado é sempre o mesmo...

Alguns sites para complementar o assunto:
-> Jainismo
