A Astronomia (Ciência que estuda os Astros), juntamente com a Cosmologia (parte integrante da Astronomia na compreensão do Cosmos), interpretaram diversas Teorias e Hipóteses sobre o Espaço e perceberam a existência de "substâncias escuras", distribuídas em forma de Matéria e Energia.
Ou seja, aquilo que pensamos ser apenas o vazio sideral, agora sabemos que é um condensado de pura energia, só que, "escura"...
A Energia Escura (ou Energia Negra) está distribuída por todo o Espaço Sideral, dando sustentação e expansão constante ao Universo.
E os Buracos Negros? A maioria dos Cientistas acredita que um Buraco Negro seja composto de Matéria Negra. Entretanto, alguns Cientistas acreditam o contrário, que a Matéria Negra seja formada por inúmeros Buracos Negros minúsculos.
Já a Matéria Escura, também chamada de Massa Negra, é aquela que possui força gravitacional, porém, não pode ser vista...
Isso significa que a Matéria Escura existe, ocupa espaço, possui "massa", porém, é visivelmente indetectável pelos instrumentos de observação.
Os Cientistas chegaram à conclusão que, tanto a Energia Escura quanto a Matéria Escura "coexistem", pois uma necessita da outra para existir...
Com a proporção de Energia Escura a 72% e de Matéria Escura a 24%, estima-se que o total de Matéria Escura mais Energia Escura seja equivalente a 96%.
Como os Buracos Negros possuem diversos tamanhos, os pequenos são chamados de "Estelares" e os maiores de "Supermassivos".
Quando uma Estrela está morrendo, um Buraco Negro se forma, criando um campo gravitacional tão forte que nem a própria luz consegue escapar... Ou seja, a velocidade de escape é maior que a velocidade da luz!
Teorias à parte, uma coisa é certa, os Corpos Celestes são a parte "menorzinha" do Universo. E nós somos apenas o "pó do pozinho"... ;)
Sugestão de sites para consultar o conteúdo: