Você sabe por que dizemos "Árvore" Genealógica? Porque as árvores nascem de sementes. Na mesma árvore temos galhos semelhantes, com folhas também semelhantes. Sementes da mesma família de árvores geram outras árvores com características similares.
A Genealogia dá origem ao Genograma, que deriva de genoma. "Genoma", claro, vem de genes. Genes, você já sabe, vem de "Gênesis". Gênesis quer dizer princípio, início, começo de tudo. Portanto, Genograma é a representação gráfica do conjunto de dados genealógicos individuais relacionados à família.
Em um Genograma podem ser representados todos os membros da família, com seus relacionamentos, problemas, doenças, etc. E, ainda, podem ser apresentados os dados curriculares de cada um, como: estudo, trabalho, aptidões e outros. Enfim, é um resumão do conteúdo da família individual.
Mesmo indivíduos que possuem uma "quebra" em seu histórico pessoal, por terem sido adotados ou gerados fora do útero de origem, também podem compreender sua história particular ao analisarem o Heredograma do qual fazem parte. Eles também podem emprestar características bem particulares ao seu grupo, modificando a história de vida da família.
A Genealogia é como a história do "Conhece-te a ti mesmo.". Quando você se reconhece como indivíduo e conhece seu histórico familiar, pode tratar deficiências e anomalias hereditárias, evitando vícios e padrões repetitivos. A importância do Genograma é, basicamente, reconhecer e corrigir o histórico familiar...
Existem inúmeras terapias que curam as dissociações familiares. Uma terapia muito usual e bem aplicada com relação a esse tema é a Terapia Sistêmica Familiar. Nessa terapia a família é tratada como um todo em um processo evolutivo.
-> Entendendo heredogramas.
-> Construindo um heredograma.
-> Como Montar um Genograma.
-> Família e a Árvore Genealógica.
-> A Árvore Genealógica de Filhos Adotivos.
Independente de qual árvore tu viestes...
A qual árvore tu pertences!?
A qual árvore tu pertences!?