Cheiros, odores e aromas ajudam a desempenhar várias funções importantes para a preservação da Vida.
Pelo cheiro, os animais se identificam e identificam o alimento. As abelhas recolhem o pólen, polinizam as plantas e fabricam o mel... Entre outras coisas.
A própria Natureza avisa sobre as mudanças climáticas, através dos odores existentes no ar...
Os aromas são compostos químicos voláteis dispersos pelo ar e que são perceptíveis pelos órgãos olfativos dos animais.
Devido a essa função, o ser humano passou a extrair variadas essências para seu uso pessoal. São aromas diversos com inúmeras propriedades!
A Aromaterapia é um ramo da Fitoterapia que utiliza óleos e essências vegetais para tratamentos variados.
O perfume é uma mistura de óleos essenciais, álcool e água destilada. Seu nome deriva do latim per fumun ou pro fumun, que significa "através da fumaça".
No século IX, o Químico árabe, Al-Kindi ou Alkindus (801-873) escreveu um livro sobre perfumes chamado "Livro da Química de Perfumes e Destilados".Seu primeiro experimento foi realizado com as rosas, por serem encontradas com maior facilidade e exalarem um perfume mais acentuado.
Com o tempo, a perfumaria difundiu-se pela Europa através da Espanha... Contudo, foi a França que se tornou especialista no assunto e produziu os perfumes mais populares.
Outros ingredientes experimentais e a tecnologia da destilação influenciaram a Perfumaria Ocidental, acelerando o desenvolvimento científico.
Atualmente, o uso contínuo de diversos aromas efetivou-se nos mais variados setores... A Aromoterapia tornou-se um auxílio bastante eficaz nos atendimentos terapêuticos.
Um bom exemplo de tratamento com Aromoterapia é a "Aura-Soma", uma técnica que utiliza a cor associada ao aroma. A cor auxilia o terapeuta a localizar o desequilíbrio em seu paciente.
Nessa prática, a utilização de certos perfumes por um determinado período de tempo, funciona como um restaurador energético.
Ao criar um ambiente propício para o atendimento e adequado para a cura, o Terapeuta desperta no paciente o desejo de curar-se.
Através da memória olfativa, cada aroma possui a capacidade de despertar no indivíduo inúmeras sensações...
Por conta disso, até a comida nossa de cada dia, se tornou uma maneira de celebrar a Aromaterapia!
Material para estudo: