As diferentes Comunidades ao redor do Mundo criaram seus Códigos de Ética e Conduta, a fim de direcionar seus indivíduos e unificar a crença local.
Com o tempo, cada Comunidade estabeleceu um Sistema Religioso próprio. E os indivíduos que discordaram criaram grupos à parte, denominados Seitas.
A Religião representa todo o sistema de crenças, filosofias e ideologias de um povo. A palavra religião deriva do latim religare... Já a palavra seita deriva do latim secta.
O que diferencia uma seita de uma religião é, basicamente, o tipo de contato estabelecido entre os membros e as demais pessoas de uma Comunidade (inclusão versus exclusão).
Acredita-se que existam mais de cem mil religiões divididas em Monoteístas (crença em um único Deus) e Politeístas (crença em mais de um Deus).
É difícil quantificar exatamente o número de religiões existentes em todo o Mundo. Porque a cada dia, surgem novas seitas ou antigas seitas são restauradas.
Como toda Crença caminha junto ao desenvolvimento de um Povo, ao estudarmos uma Religião, compreendemos melhor a História da Humanidade e a Evolução das Raças.
No entanto, como toda Religião se faz de seres humanos, em todas elas encontraremos aspectos positivos e negativos no decorrer da História...
Atualmente, existem campanhas que visam combater a discriminação e a intolerância religiosa... Bem como, qualquer tipo de preconceito.
As diferentes religiões são como escolas com diversas graduações, onde cada um escolhe o que quer estudar... Por isso, cada Igreja possui a sua Associação e o seu material de estudo específico, com diferentes Cursos e Palestras.
O estudo das Religiões pertence à Área de Teologia. Teólogo é o profissional especialista em todos os assuntos que envolvem a Religiosidade de um Povo. No entanto, a Filosofia também pode estudar esse assunto...
Enfim, independente da crença, devemos respeitar a individualidade alheia em suas escolhas pessoais; pois, cada um tem o direito de expressar a sua fé como bem entender!
Sugestão de material sobre o assunto: