A Geometria considerada "sagrada" é aquela que segue um padrão de distribuição dos elementos da Natureza.
Em geral, a observação de uma mandala serve para promover: relaxamento, introspecção e tranquilidade.
Por isso, desde os primórdios da Humanidade, Xamãs, Pagés e místicos em geral, utilizam a energia das mandalas na comunicação com o Plano Espiritual...
Apesar das mandalas serem muito utilizadas pelas Religiões Orientais, todas as Religiões fazem uso de mandalas em murais, vitrais, obras sacras, entre outros adornos.
Na Cultura Árabe e entre outros Povos do Oriente Médio, as mandalas fazem parte dos azulejos e desenhos que adornam as Mesquitas.
É comum também observarmos a presença de mandalas no sistema de assinaturas do Islã, pois acredita-se na boa influência da grafia simétrica.
As mandalas utilizam a perfeição das formas geométricas para representar aspectos da vida humana e da evolução planetária. A utilização de mandalas enfeita, equilibra e energiza o ambiente.
Muitos consultórios de Terapia Alternativa ou Medicina Tradicional são enfeitados por mandalas, para influenciar positivamente quem chega para a consulta.
Foi através de Carl Gustav Jung que o estudo das mandalas ocupou os Consultórios de Psiquiatria e se difundiu pelo mundo afora... Jung constatou que os pacientes melhoravam visivelmente enquanto observavam ou confeccionavam uma mandala.
As pessoas nem percebem, porém, as mandalas estão presentes no dia a dia, em obras diversas da Natureza: nos flocos de neve, nas flores, nas conchas, nos caracóis, nas estrelas do mar, nas frutas, nas sementes, nas escamas dos peixes, no casco das tartarugas, nas penas do pavão, em algumas estruturas do corpo humano e tantos outros exemplos...
Podemos ver a aplicação das mandalas nas áreas comercial e industrial em projetos de arquitetura e paisagismo, nas tatuagens, no vestuário, nos acessórios, em decorações diversas e outros itens. São inúmeras aplicações, como: estampas de tecidos, obras de arte, bolos de festa, joias e bijuterias, etc.
As mandalas costumam ser muito usadas em artesanatos como forma de Terapia Ocupacional, principalmente, por aqueles que enfrentaram algum trauma em doenças ou acidentes.
Elas podem ser confeccionadas em crochê, tricô, colagem, pintura, decopagem, origami, entre outras técnicas. E ainda servem para enfeitar toda a casa...
Enfim, as mandalas atuam como itens terapêuticos, tanto na sua visualização, quanto na sua confecção.
Mandalas, mandalas e mais mandalas...
Para você copiar e se divertir!