
A história do Xamanismo é tão antiga quanto a própria Humanidade. Ele está presente na trajetória de todos os Povos em todos os Continentes.




Existem relatos históricos e achados arqueológicos na Austrália, na Sibéria, no Himalaia, na Turquia, na África, etc.


O Xamanismo representa a integração do indivíduo com a Natureza. Por conta disso, cresceu e se difundiu tanto nos últimos tempos!



Quando compreendemos a conexão que existe entre nós e todas as formas de vida entendemos que, prejudicando a Mãe Natureza, prejudicamos à nós mesmos.



Ao adquirirmos essa compreensão, sentimos um profundo aprimoramento de nossos dons e uma expansão de nossa energia pessoal...






No Xamanismo, a Natureza está presente em todos os seus fundamentos... Ou seja, existem os rituais de cura pelas plantas e os rituais de cura pelos animais.

Como a Vida é uma continuidade, o Xamanismo também trabalha com a energia de cura dos antepassados e o respeito à Ancestralidade.



Entretanto, para obter o merecimento de uma cura completa, é preciso encontrar-se consigo mesmo e reconhecer a sua família espiritual.

A pessoa responsável pela cura, dentro do Xamanismo, é o Xamã. O Curandeiro-Xamã consegue comunicar-se com os diferentes níveis da alma, para encontrar a cura verdadeira.



O Xamã (Curandeiro ou Pajé) é alguém capaz de elevar a consciência para um estado alterado da mente, conectando-se com a Energia Primordial do Universo.


A palavra xamã é originária da Sibéria, dos Povos Evenkis (Tungus), nômades que habitavam o extremo Oriente da Sibéria.





O Xamã-Pajé é escolhido desde muito jovem, e passa por diversos rituais de iniciação para assumir o cargo, após a morte do Xamã mais velho.

Além de ser o Líder Espiritual da Tribo, o Xamã também é a pessoa responsável por aconselhar os demais, mantendo a união entre todos os membros.





Para vivenciar verdadeiramente o Xamanismo, é preciso compreender que existem diferentes estágios evolutivos das plantas e dos animais...

Por isso, acima de tudo, é muito importante respeitar a Mãe Natureza... Porque todos são seus Filhos!
