Os Duendes (Leprechauns) e os Gnomos (Gnomes) são os Seres Elementais que habitam a Natureza. Eles organizam-se para protegê-la e para conservá-la. A diferença está no habitat de cada um...
Os Gnomos habitam o Reino Mineral e cuidam de todos os minérios do interior da terra, principalmente, aqueles existentes em cavernas.
Os Duendes habitam o Reino Vegetal e são responsáveis por toda a fecundação e proliferação das plantas.
Na fábula da "Branca de Neve", os Sete Anões trabalham com a extração de minerais preciosos em uma caverna, mas moram em uma casinha no meio da Floresta.
Os Duendes aparecem lépidos e faceiros em muitos Contos Europeus, fazendo travessuras com objetos diversos fora ou dentro das casas. No Folclore Irlandês, um Leprechaun auxiliou um Sapateiro a concluir suas tarefas...
Enquanto os Gnomos (Gnomes) são considerados exímios mineradores, os Duendes (Leprechauns) são excelentes artesãos.
Um Gnomo (Gnomes) é um Elemental cuidadoso com as riquezas da terra. Ele sabe quanto custa o seu trabalho, por isso, guarda cuidadosamente os seus ganhos.
Normalmente, esses seres invadiam as casas das pessoas em busca de alimentos ou utensílios variados. Muitos objetos desapareciam misteriosamente... E algumas coisas apareciam bagunçadas.
Em troca dos furtos, os Leprechauns pagavam suas dívidas auxiliando em alguma tarefa inacabada. Então, quando eram descobertos, recebiam convite para permanecer na casa.
Com a presença do novo inquilino, a vida da família costumava melhorar significativamente. Por isso, receberam o apelido de "Duendes da Sorte".
Por serem de baixa estatura, os Gnomos eram comparados a um "gênio elemental humanoide"... Enquanto os Duendes, eram chamados de "pequeninas criaturas".
Para que a pessoa obtenha a proteção de um Duende ou de um Gnomo ela necessita, antes de mais nada, possuir o dom de conexão com os Elementais. Em seguida, precisa ser uma pessoa zelosa e amorosa com a Natureza.
Podemos ver a presença dos Gnomes e dos Leprechauns em diversas festividades na Europa e pelo mundo afora, como no Natal, por exemplo.
Que tal conhecer um pouquinho o mundo dos pequeninos?